.


15 de setembro de 2017

Como surgiu a expressão popular UAI

Que o mineiro diz uai, disso ninguém tem dúvida. Tem gente que diz que se não falar uai não é mineiro de verdade. Já ouvi isso, porque mesmo sendo mineiro, nasci nas montanhas das minas gerais, porém, não adquiri o costume de falar uai. E olha que meus pais usavam constantemente a expressão. E você sabia como surgiu a expressão popular dos mineiros UÁI?
                    
Segundo a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitscheck que a incentivou a pesquisar a origem. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou a explicação. 

Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se proteger da Polícia lusitana.

Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebia os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro perguntavam: quem é? E os de fora respondiam: UAI - as iniciais de União, Amor e Independência.

Só mediante essa senha a porta era aberta aos visitantes. Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário.
Fonte: Jornal Correio Brasiliense.

                                                                                                Quem foi Juscelino Kubitscheck


Juscelino Kubitscheck nasceu em Diamantina, no Estado de Minas Gerais em 12 de outubro de 1902, foi um médico, oficial da Polícia Militar mineira e político brasileiro que ocupou a Presidência da República entre 1956 e 1961.

Na presidência, foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, Brasília, executando assim um antigo projeto para promover o desenvolvimento do interior e a integração do país. Durante todo o seu mandato, o país viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. 

Em 22 de agosto de 1976, faleceu em um acidente automobilístico. JK como ficou conhecido é visto nacionalmente como o pai do Brasil moderno e está entre os políticos cujo legado é mantido mais favoravelmente. (a) J Araújo

4 comentários:

  1. Gostei de saber.Desconhecia! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, meu caro amigo mineiro J Araújo. Blogsfera é cultura! Pois nós, gaúchos, temos um linguajar típico, em que tantas palavras faladas aqui não são muito conhecidas fora do estado. No nosso universo particular, três termos se destacam: "tiê", "bah" e "capaz" . A expressão "bah" é campeã. 99,9 por cento dos gaúchos a usam.
    Um abração daqui do sul. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Araujo
    Também sou mineira das Gerais e raramente falo UAI
    Gostei dessa rica informação pois não fazia a mínima ideia de onde surgiu tal palavrinha tão NOSSA
    Uma postagem mega interessante. Obrigada pela excepcional partilha
    Um abraço e uma maravilhosa semana

    ResponderExcluir
  4. Um post super interessante, com um conteúdo extremamente enriquecedor!...
    Desconhecia por completo, a origem da palavra... e o importante papel de Juscelino!...
    Uái!!!! E não é que adorei o post?... :-D
    Um grande abraço! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...