.


3 de fevereiro de 2017

Aprender pelos exemplos dos outros

Um bom professor de matemática não somente fala como solucionar os exercícios dados por ele como também é normal mostrar aos alunos alguns exemplos para reforçar as instruções verbais. 

Pelo exemplo dos outros, uma criancinha aprende andar, falar e colocar o garfo na própria boca vendo como os adultos fazem e também pelo que são estimuladas a fazer. Aprende chutar uma bola ou fazer carinho numa boneca. Mesmo se ninguém falasse, os exemplos seriam suficientes para aprender muitas coisas importantes na vida.

Em nossa vida espiritual não deve ser diferente. Exemplos servem para nos instruir sobre a vontade de Deus. Jesus demonstrou a humildade e o serviço e disse: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15). Paulo, em sua primeira carta aos corintos disse: “Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores. (1 Coríntios 4:16). Porque Paulo foi um exemplo de servidão a Deus.

Até exemplos negativos servem para nos instruir. Paulo cita os erros dos israelitas no deserto e diz: “Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles fizeram” (1 Coríntios 10:6). 

Uma pessoa que chega perto de um precipício pode aprender da placa que adverte sobre o risco de cair (aprender por ouvir), ou pode aprender do exemplo de alguém que continuou adiante e caiu (aprender pelo exemplo dos outros). Fica a lição de seguir exemplos bons ou ruins.
(a) J Araújo

Um comentário:

  1. As aprendizagens mais dolorosas, são sempre, à nossa própria custa... mas a grande maioria das pessoas, nunca se gosta de rever nos exemplos dos outros... até lhes acontecer o mesmo... numa grande parte das vezes...
    O ser humano, é complicado...
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...