.


12 de agosto de 2016

>Qual o limite de pelos de roedores e fragmentos de insetos é permitido


Apesar de estarmos em pleno século 21, com a tecnologia fazendo coisas que, muitas vezes, nem acreditamos ser verdade, mais que de repente vem a (ANVISA), Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, órgão máximo de vigilância em saúde no país, dizendo que proibiu, há alguns dias a venda e distribuição em todo país de quatro lotes de cinco marcas diferentes de extrato de tomate das seguintes marcas: Amorita, Aro, Elefante, Predilecta e Pomarola. Veja a política da agencia. 

Após um laudo detectar pelos de roedor acima do limite máximo de tolerância em molhos, polpas e extratos de tomate e ketchup, por exemplo, o consumidor pode ingerir, sem saber, pedacinhos de insetos e de pelos de roedores, desde que não ultrapasse os limites permitidos pela agencia. Nesse caso, o limite tolerado pela referida agencia é de até dez fragmentos de insetos ou fragmentos de pelo de roedor para cada cem gramas de produto consumido. 

É isso mesmo que você leu. Limite máximo permitido de tolerância. Isso é uma verdadeira afronta a nós brasileiros, dizer que tem um determinado limite de porcaria permitido seja pelos ou qualquer outra coisa. Segundo a ANVISA, é considerado um item estranho qualquer material que não faça parte da composição do alimento e que possa estar associado a condições inadequadas de produção, manipulação, armazenamento ou distribuição.

E a vigilância vem e diz, como se fosse uma receita, que o limite é: um fragmento de pelo para cada 100 gramas, absurdo isso. Em minha opinião em se tratando de alimentos a tolerância devia ser zero.

A agência com isso está dizendo que se nós acharmos um pelo, não importa se de roedor ou não, nem ao menos temos o direito de reclamar, está dentro do limite de tolerância. Isso é brincar com a nossa saúde. Agora cabe a nós consumidores a escolha de tolerância a esse índice aceito pela ANVISA? De maneira alguma! E a essas marcas banir elas de nossas dispensas.
(a) J Araújo

2 comentários:

  1. Concordo contigo: Tolerância ZERO ! abraços, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo J Araújo, muito boa a sua postagem, eu por mim nem compro mais os molhos enlatados e/ou em saches, pois não é de hoje que estão sendo encontradas essas nojeiras nos alimentos e nós, nem sempre temos como nos proteger!
    Faço tudo em casa, geléias, molhos, alimentos em conservas, só compro mesmo o que eu posso ver, mas não são só os molhos, há as farinhas e tudo o que se compra que nem sempre são pegos pela vigilância sanitária, mas se é permitido limite de nojeiras de que adianta?
    Amei ler aqui, me deu mais uma vez o alerta que nos protege, pelo menos em parte!
    Abraços bem apertados!

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...