.


16 de julho de 2016

>Boca fechada não entra mosquito

Tem certas coisas que falamos sem pensar.  Precisamos tomar cuidado com as palavras que sai da nossa boca. Já dizia um velho ditado que “boca fechada não entra mosquito”. Isto não quer dizer que precisamos viver de boca fechada, isto é apenas uma expressão para nos alertar na hora de falar.

Até porque o contrario também é verdadeiro e posso aqui citar mais um ditado popular; “quem tem boca vai a Roma”, acredito que nem só em Roma, mas em qualquer outro local.  Na verdade, estou dizendo tudo isso pra dizer o quanto é importante pensarmos nas palavras proferidas. Esta semana estava eu me dirigindo para uma determinada da cidade e de repente o pneu do carro furou. Claro, tive de trocá-lo. 

Logo em seguida resolvi parar em um posto de combustível, pois o pneu trocado não estava com o ar condizente com os demais, precisava de uma calibragem.É aí que dou o fora na hora que cheguei em um posto de abastecimento. Fui logo perguntando para o primeiro frentista que encontrei se ali tinha ar. Olha só que pergunta mais idiota que fiz. 

Foi mais ou menos assim minha abordagem: Bom dia! Por favor, aqui tem ar? Acredito, que ele por respeito disse que sim. Porém, outro que não era funcionário do estabelecimento olhou pra mim com um sorriso, logo entendi a gafe que eu havia cometido. O certo seria eu perguntar se ali existia um calibrador de pneus. Mas como sempre queremos, muitas vezes, diminuir a frase. . .Então começamos a conversar e perguntei se eu era o primeiro a cometer tal deslize. Não, não é o primeiro disse ele. A maioria chega aqui falando a mesma coisa. Por aí vemos o quanto devemos tomar o cuidado com as palavras. Boa noite a todos.
(a)    J Araújo 

2 comentários:

  1. O que eu gostava de ver de político de boca fechada... ou com ela cheia de mosquitos... só para não ouvir tanta asneira que dizem... não lembra a ninguém... :-D
    Gostei do seu post, J. Araújo... é bem verdade sobre o que afirma, relativamente à importância das palavras... algo, que gosto de lembrar também, de quando em vez... e talvez por isso, sempre aposte em nunca usá-las demais...
    E por aqui... uma tremenda falta de ar... :-D com o calor que está... finalmente bateu o Verão em força, por estes dias...
    Um grande abraço! Boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Há que se cuidar das palavras, pois que elas são como pedras,setas atiradas.
    Creio mesmo que neste caso amigo, faz parte de nosso poder de síntese.
    Uma boa semana para voce.
    Abraços de paz.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...