.


23 de maio de 2014

Tudo em nome da segurança

Ele estava certo quando disse: "Eu temo o dia que a tecnologia  ultrapasse nossa interação humana. 
E o mundo terá uma geração de idiotas." 
Albert Einstein 

Digitei uma, duas vezes.  Confesso que insisti com o caixa do posto de combustíveis que minha senha estava correta. Podia está, mas, não para aquele cartão no momento. Senti-me um dos idiotas que Einstein já previa. Não sei se é a tecnologia dominando o homem ou vice-versa. Pergunta difícil, mas fico com a primeira opção. Que atire a primeira pedra quem nunca esqueceu alguma senha.

Nos tempos atuais nossa vida está virando um emaranhado de letras e números, são elas que compõem as várias senhas que usamos em nosso dia a dia. É senha pra tudo. Ah que saudade do tempo que eu não precisava de nada disso. Tinha minhas preocupações como todos, menos em guardar um monte de números na memória que já está ficando cansada com o passar do tempo. Hoje em dia temos senhas pra tudo que é serviço. Basta imaginar, precisamos das senhas dos cartões que usamos senhas de destravamento da tela do celular, do computador, da televisão e assim por diante.

Tudo isso em nome da segurança. Mesmo assim os criminosos conseguem invadir vários sistemas e vasculhar a vida do cidadão como bem entender, muitas vezes, usando seus dados para aplicarem golpes. Os bancos então nem se fala!  Cada dia investe mais em tecnologia para dificultar o acesso a seus caixas eletrônicos de autoatendimento. Pra isso cobra o olho da cara em taxas dos consumidores, são os que na verdade é quem pagam o pato. E eles (os banqueiros) lucram bilhões. Só que a maioria dos brasileiros não tem nenhuma afinidade com esse avanço tecnológico que ainda é muito recente.

Pra se ter uma ideia, com a população idosa, não é difícil observar nas filas dos caixas eletrônicos, principalmente, em dia de pagamento dos aposentados, a maioria deles, aguardando ajuda dos funcionários dos bancos para sacar dinheiro ou pagar suas contas. Aproveitando desse desconhecimento, muitos acabam sendo lesados em suas economias por pessoas desonestas. Já tem equipamento que necessita da colocação das digitais. Será que os brasileiros estão preparados? A resposta é não! Estamos chegando ao ponto que daqui a pouco vai ficar inviável o uso dessas máquinas por pessoas sem um mínimo de conhecimento em informática.

Estamos caminhando a passos largos enquanto as máquinas ditam as regras. Somos dependentes da tecnologia pra tudo em nossa vida. Quando o sistema falha o mundo, literalmente, pára. Imaginemos as casas do futuro. Não terão chaves, mas senhas para que possamos entrar e sair. De repente, depois de um longo dia de trabalho você chega em sua casa e esquece a senha. Vai ficar do lado de fora ou vai ter de chamar um hacker para quebrar o sistema de segurança de sua casa pra você entrar.      
 (a) J Araújo             23/05/14

Um comentário:

  1. Hoje é um dia que.....

    Elogio de espaço tão bonito
    Parabenizo por todo post sensacional
    E agradeço mais uma vez sua amizade

    A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos,
    mesmo quando todos dizem que ele é impossível!...

    __________ Cora Coralina

    Bjussss

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...