.


20 de julho de 2013

No Brasil existe dia pra tudo

Imagem youtub

No Brasil existe dia pra tudo, e claro que não podia faltar também o dia do amigo. E hoje, encontrei publicado um pequeno texto em da minha colega Doroteia em homenagem aos amigos em sua página no Facebook
achei o tema interessante e tomei a liberdade de transcrever abaixo com algumas observações.

“Amigo (a), palavra tão pequena, mas com significado tão grandioso, pois quem tem um amigo, tem tudo na vida, é na amizade que encontramos amparo para as aflições, uma palavra encorajadora, uma solução para os problemas, conforto para a dor, alegria de saber que podemos sempre contar com amizade, que nunca estamos sozinhos, portanto se você tem um amigo, guarde bem no coração, nunca deixe de se lembrar dele, pois o único legado que deixamos nessa vida são os amigos que fizemos enquanto aqui estivermos felizes dia do amigo a todos que me consideram como amiga”.

 Fiquei imaginando: amigo é uma coisa meio relativa na maioria das vezes. Veja por que: quando não estamos precisando todo mundo é nosso “amigo”.  Porque os verdadeiros amigos somente são conhecidos nas horas mais difíceis da nossa vida, e não fica vangloriando de nos ter ajudado.

Vamos imaginar uma cena: alguém pobre que vivia na dependência dos outros. Num lance de sorte ganha uma bolada na loteria talvez, com certeza vai aparecer centenas de pessoas dizendo ser seu amigo de longa data. Todos vai querer ficar ao seu lado. Tudo que envolve dinheiro, na maioria das vezes supera as amizades. Dinheiro na mão é vendaval já dizia o poeta Paulinho da Viola.

Nem todas as pessoas que chamamos de amigos vivem uma amizade conosco. Temos mais conhecidos e colegas do que amigos. Sendo uma forma de amor, a amizade verdadeira é tão rara quanto o amor verdadeiro, mas existe! Amigo de verdade não é aquele que diz aquilo que você quer ouvir. Amigo de verdade é aquele que diz o que você precisa ouvir.

Aquilo que você quer ouvir, seus inimigos estão prontos para lhe dizer a qualquer momento, especialmente se isso for incitar a sua vaidade e encaminha-lo o mais rápido possível para as armadilhas aos egos inflados. Um amigo de verdade arrisca a própria amizade em nome da sincera tentativa de lhe fazer enxergar a verdade. Ele pode dizer coisas que doam profundamente e que lhe façam ter a reação infantil e ingrata de romper a amizade com ele, mas mesmo assim ele diz o que precisa ser dito. Pense nisso!

J Araújo 

4 comentários:

  1. Então meu amigo, o que escreveste sobre amigos é a mais pura realidade, na maioria das vezes temos mais colegas do que amigos nesta vida, porque o verdadeiro amigo é aquele que nas horas mais difíceis da vida te estende a mão sem perguntar o porque, sem pedir nada em troca,está sempre pronto a ouvir e sempre sabe o que dizer quando precisamos ouvir, mesmo que não seja do nosso agrado as palavras a serem ditas, mas sempre fala o que sente e sempre quer nos ver bem, esses amigos meu caro são raros, da para contar no dedo, mas quem os tem, sabe o valor de ter e guarda com muito zelo a amizade, porque sabe que é eterna.

    ResponderExcluir
  2. Olá J. Araújo!
    Hoje os amigos merecem homenagens especiais, pois é o seu dia.
    “O verdadeiro amigo não é aquele que está com você todos os dias mas, sim aquele que, quando você está no chão ele te ajuda a levantar e diz que sempre que precisar ele vai estar do seu lado”.
    Que você tenha verdadeiros amigos, anjos sem asas, tesouros que não tem preço.
    Na vida Deus me presenteia com grandes amigos, reais e virtuais, todos importantes na minha vida.
    Que bom que posso te chamar e te sentir meu amigo.
    Abraços com carinho e desejo de felicidade.
    Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir

  3. "O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar."
    Amigo escritor, não poderia deixar de passar aqui para te parabenizar pelo dia do escritor, já é noite, mas não me impede de te desejar muita saúde e inteligência para que continues a escrever divinamente como escreves.
    Gosto muito de um pensamento de Paul Claudel "Os grandes escritores nunca foram feitos para se submeter à lei dos gramáticos, mas para imporem a sua”. E você faz isto muito bem. Parabéns! Felicidades!
    ABRAÇOS DA AMIGA LOURDES

    ResponderExcluir
  4. J Araujo

    Boa noite.
    Adorei o seu texto. O amigo verdadeiro é aquele que diz o que você precisa ouvir.

    Feliz dia da amizade.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...