.


6 de abril de 2013

> Não teve coragem o bastante para seguir em frente



Imagem web
O texto surgiu a partir do momento que li há alguns dias um post no blog miltonkenedy.blogspot.com, que contava a história de um senhor de nome Donald Ritchie, com mais de oitenta anos, corretor de seguros, que monitorava as pessoas de forma voluntaria para evitar que elas pulassem do penhasco “The Gap”, para prática do suicídio, perto de onde o mesmo morava em Sidney na Austrália. Dizem que com este seu trabalho voluntário recebeu o apelido de “anjo da guarda”.

Refletindo sobre o suicídio, acho que o suicida é uma pessoa que de tão cheia de problemas acham que não existe outra solução a não ser se matar. Acham também, que tirando a própria vida tudo vai estar resolvido, se esquecendo que, na verdade, sua atitude é apenas mais um problema para quem fica. Carrega um saco de problemas e acham que se matando todos os eles acabaram. Pode ter se acabado pra ela que se acovardou e não teve coragem o bastante para seguir em frente encarando os obstáculos que aparece pra todo mundo que se aventura nessa terra de Deus.

São pessoas que se acovarda diante das dificuldades do dia a dia e com a mente tomada por pensamentos sempre negativos em busca de uma afirmação que estão certos ao tomar essa atitude extrema. Aí daqueles que discordar de suas ideias, é considerado antiquado. Felizmente grande parte daqueles que tentam o suicídio e procuram local público, na verdade, estão querendo mais chamar a atenção das pessoas e da mídia, principalmente, nos grandes centros urbanos. Aquele quer realmente decidiu dar cabo a vida não chama a atenção e geralmente procuram locais isolados, procurando se distanciar o máximo possível das aglomerações.  Classifico pessoas assim da seguinte forma: são cheias de problemas, mas vazias das coisas de Deus. 
(a)            J Araújo 


8 comentários:

  1. Agradeço a visita e a presença no meu blogue.
    Retribuindo e comentando aqui.
    Penso que o suicídio é uma fraqueza cerebral. As pessoas conseguem ter coragem para fazer o que não deviam fazer em nenhuma circunstância.
    A vida é um presente que Deus nos oferece gratuitamente de modo que aqueles que cometem essa loucura perderam o verdadeiro sentido da vida.

    Muitas pessoas sofrem muito e daí até tomarem aquela atitude é apenas um passito...

    ResponderExcluir
  2. Oi J. Araújo! Discorrer sobre o tema suicídio não é tão fácil assim e interpretar as intenções de quem o comete, muito menos. Não se trata de covardia perante uma vida cheia de problemas e nem de coragem para dar cabo à própria vida. Não se trata de ingratidão a Deus, por ter lhe dado vida, nem de querer encontrá-lo em outra, abreviando sua estada no mundo. Não se deve envolver religião, apesar de a maioria das instituições que se dizem religiosas serem alienantes, muito menos psicologia pura, pois esta nunca terá as armas suficientes para deter uma intenção tão acabada. Em seu livro "O mito de Sífifo", Albert Camus faz uma explanação ímpar sobre o tema e sobre o absurdo da vida. Taí uma dica de leitura maravilhosa para quem quiser se aprofundar no tema. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, na verdade, quando finalizo o texto falando que as pessoas que tentam ou comete o suicídio são cheias de problemas e vazias de Deus não estou falando de religião, até porque cada um tem o livre arbítrio de escolher o deus que quiser. Porém o Deus em que acredito é aquele que deu seu único filho Jesus, e ele quando andou pela terra não pregou nenhuma religião, mas sim a fé e a obediência a Deus. Aqueles que acreditam sabem do que estou falando.

      Obrigado por participar com o seu comentário o assunto, com certeza, é polêmico e intrigante.

      Excluir
  3. Saudações J.Araújo, primeiramente muito obrigado por estar sempre passando lá no blog e deixando sua opinião, valeu mesmo. Agradeço também por citar-me aqui.

    Sobre este tema penso que o importante é sempre procurar manter a sintonia com o bem, e o trabalho em favor do próximo é uma grande ajuda. Pois é como você disse, diante das dificuldades do dia a dia se a pessoa deixar a mente ser dominada por pensamentos sempre negativos acabará cometendo este terrível ato de violência.
    Por maiores que sejam as dificuldades da vida, nada justifica o suicídio. Quantos exemplos de pessoas tetraplégicas ou com outras limitações que jamais se entregam, estão sempre transmitindo belas lições de vida com a luta que travam. A garota Priscila de Toledo Fonseca, de BH é uma destas pessoas.

    Cordial abraço, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  4. Olá concordo com esse texto, muitas pessoas sofrem por não ter a fé e a sabedoria
    para levar adiante Deus no coração
    São fracas e por isso acontece tantas coisas ruins
    são amplo e polemico mesmo cada um tem sua opinião
    própria, e nem sempre agrada a todos, mas respeito e
    a fraqueza humana é miserável, tbém acho um ato um pouco
    covarde das pessoas.....precisam ter forças
    Desejo uma boa semana
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá J. Araújo, venho aqui te convidar para uma tag, onde você será nosso entrevistado se aceitar nossa proposta.
    Deixo aqui o link para que você conheça a tag ( http://www.riosul2012.com/2013/04/entrevistados-do-trocyn-bao.html ).
    Espero sua visita.

    Abraços, linda tarde.
    Thiago

    ResponderExcluir
  6. Não sou favorável ao suicidio, mas penso que talvez não seja covardia e sim cansaço, afinal, quem ajuda realmente alguém em dificuldade?
    Se tem alguém do seu lado e está depressivo as pessoas ignoram que isso é uma doença e que pode sim levar a morte prematura pelo suicidio.
    Talvez a pessoa tenha cansado de espera atenção e carinho, e se sentiu tão sozinha que pensou ser essa sua única saída.

    Como disse não sou a favor do suicido, mas acho que nós devemos rever nossos conceitos e atitudes, esse "anjo da guarda" acho que fazia mais que impedir um pulo, ele talvez desse o carinho e atenção que as pessoas estavam tão carentes nequele momento de desespero ..

    Vale pensar sobre isso...

    Bom texto, parabéns!

    Abraços
    Thiago

    ResponderExcluir
  7. Oi, Araújo, linda a atitude do 'voluntário'.
    Na questão do suicídio, penso que alguém que tente pôr o fim em sua vida, seja da maneira que for, longe de aglomerações ou no topo da 'Globo', pra mim tal pessoa está muito doente. Precisaria urgente de tratamento psiquiátrico com doses fortes de medicamentos. Conversas no divã, nessas alturas da doença de nada irá adiantar. Está tão fora de si que está muito claro que sua mente está bastante afetada. Esses fatos estão no rol das doenças mentais.

    Bjs, amigo!

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...