.


16 de novembro de 2012

>Araponga = O povo e sua cultura




Imagens: J Araújo
O município de Araponga, uma das principais portas de entrada para o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, localizado na Zona da Mata Mineira, cujo Território Rural da Serra abrange os municípios de Sericita, Pedra Bonita, Divino, Fervedouro, Muriaé, Rosário de Limeira e Ervália. A maioria desses municípios tem sua economia baseada na cafeicultura, sendo essa a principal fonte de renda da maior parte da população.

É uma das maiores regiões produtoras de café arábica, (bebida fina) do estado. Também é uma das regiões com um grande potencial turístico. Principalmente, o turismo ecológico que está sendo divulgado e implementado com o projeto boas práticas para o Turismo de Base Comunitária”, que propõe para os municípios participantes a valorização de seu potencial natural e de seu povo através de sua cultura, mostrada através histórias e causos abrangendo o modo de fazer e saberes da região.

Licor de café
Visitei a Casa da Cultura em Araponga, onde fui recebido pelo Jurandir, um dos descendentes dos Índios Puris que habitavam a região. É uma das pessoas que procura de todas as formas manterem viva nossas raízes através dos costumes locais. Podemos ainda adquirir no local o artesanato feito da casca de café onde está sendo desenvolvidas novas técnicas de produção, ainda tem o licor de café, produto artesanal de excelente qualidade.

E foi através desse projeto que hoje na região envoltória do parque tem várias opções de pousadas nas sedes dos sítios e fazendas onde aqueles que não conhecem como funciona a vida no campo podem participar ativamente de todas as atividades convivendo com pessoas  simples do campo que através de suas atividades agrícolas participam do desenvolvimento do município oferecendo seus produtos e gerando riqueza para o Brasil que muitos preferem, ou esquecem de conhecer.

Àqueles que tiveram a brilhante ideia de colocar em prática o Turismo de Base Comunitária nossos parabéns. Esperamos que o próximo prefeito eleito que toma posse em 1º de janeiro, dê o apoio necessário ao referido projeto. Não moro mais na região, mas sou filho dessa terra que me viu crescer. Por tudo isso, no mínimo, uma vez ao ano retorno a minha terra natal.
Texto: J Araújo

Baseado em informações do "Catálogo de Produtos do Turismo Comunitário"

10 comentários:

  1. É isso amigo Araujo, o bom filho sempre à casa retorna, memso que seja a passeio. Um abraço. Parabéns por divulgar a tua terra.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui a Minas, Minas vem a mim! :-)
    Belo trabalho esse seu.
    Grata bela visita.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Amigo,

    Quando for à Muriaé irei visitar Arapongas, que meu filho mais velho conhece e aprecia.Sou também apreciadora de um bom café e por aqui(região serrana do Rio),isto é bem difícil.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Olá J. Araújo.
    Eu que sou camponesa nata, sou fã de toda cultura que leva à lembrança e a longevidade os costumes da vida no campo.
    Chamou-me a atenção também no seu texto, o nome da cidade: ARAPONGA,temos aqui no Paraná uma linda cidade por nome ARAPONGAS, que tem suas ruas o nome de pássaros.
    Eu já conhecia seu blog, mas por falta de tempo estava ausente mas estou aqui e deixo o meu abraço.
    Sua amiga
    Ivany

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  6. Araujo,

    Legal o texto, e o progresso chegando aos campos.

    sonia.

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo e expressivo texto, meu amigo; gostei muito. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o seu blogue.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Lindo e muito interessante. Também eu gostava de conhecer Minas. Abraços
    Voltarei

    ResponderExcluir
  10. alguem tem informacoes sobre os Indios Puris ? aonde ste no Xingu Amazonia /
    e encontram hoje em minas ou somen

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...