.


13 de agosto de 2012

>Turismo

A estrada de ferro Vitoria a Minas (EFVM) tem 905 km de extensão e é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil.

São 2 trens de passageiros circulando diariamente  o único que circula diariamente no Brasil e liga duas importantes capitais brasileiras: Vitoria - ES e Belo Horizonte - MG.
 
Em funcionamento desde 1907, o serviço incentiva o turismo e transporta cerca de um milhão de passageiros por ano com segurança e conforto. O trajeto percorre regiões de belas paisagens e importância histórica, passando por cidades coloniais às margens do Rio Piracicaba e Rio Doce, em Minas Gerais, até chegar às praias do Espírito Santo. A viagem de 664 km dura aproximadamente 13 horas.
Trem sobre a ponte
Um trem parte de Vitória às 7 horas da manhã e chega a Belo Horizonte por volta de 19 horas e 40 minutos. O outro trem parte de Belo Horizonte às 7 horas e 30 minutos e chega a Vitória as 20 e 10 minutos.

O trem conta com 3 vagões-restaurantes, 32 carros na classe econômica e 10 na classe executiva. Na  executiva tem ar condicionado e serviço de bordo.
Croqui da rota do trem Vitória Minas
Imagem J Araújo
O preço da passagem de Belo Horizonte para Vitória na classe executiva custava R$ 82,00* já na classe econômica R$ 54,00* cada passagem, (preço de maio de 2012).

As passagens devem ser adquiridas diretamente nas estações de trem e a venda dos bilhetes pode ser feita até com 30 dias de antecedência. As passagens costumam esgotar rapidamente, principalmente nos finais de semana e feriados

*Os preços  citados acima estão atualizados, de acordo com a Vale,  podem sofrer reajuste anual.
Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone: 0800 285 7000.

Fonte: turismoevariedade e Vale

4 comentários:

  1. Por que não incrementar esse transporte no Brasil? Não é falta de vontade política?!
    Morei em uma cidade no interior da Bahia que era servida pelo transporte ferroviário. Era uma cidade pequena, mas próspera. Resolveram acabar com o transporte ferroviário, prometendo transporte mais ágil e eficiente. Nada aconteceu e a cidade entrou em decadência e até hoje não se recuperou.
    "O Brasil dá pena" como diz o Rubi.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Araujo,

    O trem me lembra os bons tempos de criança que eu vinha de minha cidade natal até Campinas, outra vezes ia para São Paulo na inesquecível LITORINA

    Se eu estivesse bem de saude até iria curtir essa aventura do trem de BH.

    sonia.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fiz essa viagem, mas fiz um passeio turístico pela "Serra Verde Express" - pelo caminho "Trem das montanhas" de Vitória a Domingos Martins. O passeio é belíssimo! Eles possuem outras linhas no Brasil, pelo Pantanal e duas linhas no Paraná.
    Nunca tinha viajado de trem e adorei o passeio. Dizem que o passeio de Curitiba-Morretes é bem legal!!
    Bom saber que existem essas possibilidades para viajar! Obrigada pela informação!

    ResponderExcluir
  4. Pois é amigo sou de Itabira de onde parte o trem com toda produção e a gente fazia esta viagem para Vitoria.Belas lembranças.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...