.


17 de janeiro de 2011

>Tristes lembranças

Vista de um rio cheio de lixo /Imagem google
As imagens são assustadoras e mostra a pequenez do homem diante da força da natureza; que enfurecida com tantas agressões sofridas resolveu mostrar do que é capaz quando desafiada pelo homem. A pergunta que fica é: será que as autoridades vão permitir a reconstrução de moradias nas áreas de encostas devastadas? Caso isso aconteça, podemos esperar novas tragédias em um futuro muito próximo.

Nossas autoridades não podem fechar os olhos para o grave problema das ocupações irregulares que ocorre não somente no Rio de Janeiro, mas em todo Brasil.
Enquanto a população não se conscientizar e continuar jogando lixo na rua e ocupando os espaços urbanos de forma irregular sem planejamento, estamos fadados a ver pessoas morrendo a cada verão no meio do próprio lixo que em consequência das chuvas vai parar nos rios e mananciais. A imagem abaixo ilustra bem  a situação da maioria dos nossos rios. Prevenção é a palavra chave para se evitar tantas mortes como as corridas nas cidades serranas do Rio de Janeiro.

Infelizmente em comparação com outros países – Austrália e Portugal – que enfrentaram chuvas torrenciais, com quase o dobro de precipitação as ocorridas no Rio de Janeiro. A diferença é que lá apesar das enchentes o numero de vitimas fatais foi ínfimo em relação às mortes ocorridas no Brasil. A cada catástrofe percebemos que o Brasil não está preparado para enfrentá-las. Será que um dia seremos eficiente nesse quesito.    

16 comentários:

  1. É trágico... nem tenho palavras...

    ResponderExcluir
  2. Passei aqui lendo o que tem pra ler. E observando o que tem para observar. E Exaltando o que tem de ser Exaltado. Estou lhe desejando um Tempo de Harmonia e de muita Inspiração. Entendo ter um blogue Agradavel, muito bom e Interessante. Eu, também tenho um. Muito Simplório por sinal. E estou lhe Convidando a Visitá-lo e, mais. Se possivel Seguirmos juntos por eles. Estarei Muito Grato esperando por Você lá.
    Abraços de verdade e, fique com DEUS

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostei muito do seu blog , vou passar sempre por aqui.

    Um abaço ,Amara.

    ResponderExcluir
  4. O povo não tem consciência da impos
    sibilidade de devastar a mata para
    fazer construções. E,as autoridades
    só querem saber de angariar votos
    para se elegerem.Nesta intenção,per
    mitem e até apoiam todo tipo de
    construções irregulares.

    ResponderExcluir
  5. Caro Jota,

    O Brasil ainda é subdesenvolvido em EDUCAÇÃO. A que vem de berço, e a das escolas.

    Dificilmente hoje vê-se pais preocupados ensinar filhos princípios de cidaddnia e boas maneiras.

    O exemplo vem de casa. Essa é a verdade.

    Estamos longe de alcançarmos a soberania de segurança dos países citados.

    Não sei como o Governo tem a coragem de querer abrigar COPA DO MUNDO, E OLIMPÍADAS.

    sonia.

    ResponderExcluir
  6. Querido,
    Meu coracao fica chorando por todas as vitimas.
    Mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma tendência que se repete em todo o Brasil, sendo que eu lembro que ano passado houve uma periodo de chuvas pesadas no Nordeste, sendo apesar de não lembra o nome, um cidade em meio ao semi arido acabou sendo destruida com a força das águas (só para demonstrar, que nem os lugares que tem o quadro de seca estão livre de problema oriundos de uma chuva forte)...

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus, J. Araujo,aqui onde moro, as chuvas ainda são um acontecimento romântico.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  9. JG,um texto muito coerente!Todo mes de janeiro temos a mesma cena de devastação e mortes devido ás chuvas e o governo deveria investir em moradias para esse pessoal.Me pergunto pra onde vai o dinheiro de nossos impostos!Parabéns pelo texto!Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Muita tragédia.
    E eu te pergunto, havia morador em Teresópolis de 80 anos que nasceu lá.
    Alguém avisou ele que era uma área de risco?
    A falta de Educação e respeito com a Natureza é responsável pelo lixo, mas o governo não faz nada.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  11. Um enfoque trágico porém bem focado na realidae em q vivemos, falta de estrutura social, falta de investimentos na organização social e apoio ao equilibrio da natureza, falta de gritos e ações de alerta, dos governos falta de vergonha e ação, pra vc meu car um grande abraço do tio CASTANHA

    ResponderExcluir
  12. Menino Araujo...

    poxa...
    eu vejo sim...todos... poxa...buáaaa...que puxão de orelha...ai ai ai...
    Vc queria era uma confissão néhhhh!!!
    Mas sobre o post,olha...o povo sabe que é perigoso construir nesse tipo de terreno e mesmo assim o faz,e governo não está nem ai porque depois há quem se sensibilize e ajuda fazendo o que era trabalho dele,e nós meu querido é que escolhemos os tais...
    em Portugal a diferença é que o governo vai e derruba tudo o que se foi construido...em area irregular...mesmo sendo colonizados por eles,demos o nosso famoso jeitinho brasileiro...

    Pra vc deixo bjks doce ♥...

    PS: fomos os 2 a se confessar hoje...rsrs

    ResponderExcluir
  13. Araujo,
    acho que a população no Brasil não é suficiente informada a respeito do lixo.
    Onde eu moro em cada esquina tem caixões de lixo diferenciado, isso é lei, se a pessoa for pega fazendo errado toma multa. Tb está sendo uma nova lei em vigor agora proibiçao de sacolas plásticas nos supermercados e lojas.
    Se o mundo inteiro fosse assim, seria um bom começo!1
    abraços
    Ester

    ResponderExcluir
  14. O Homem tem destruido seu próprio lar.... A natureza se rebela e com razão!

    Tenha uma ótima semana!
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  15. É uma vergonha um povo tão trabalhador sofrer tanto.
    A nossa esperança é imortal. Bjus

    ResponderExcluir
  16. Realmente foi muito triste o que ocorreu na região serrana do Rio, tenho amigos em Teresópolis, mais graças a Deus todos estão bem, regiões deliciosas e muito aconchegantes, totalmente destruídas...vidas perdidas e o sofrimento de quem ficou sem ninguém e sem nada! Você lembra ano passado em Angra dos Reis o que aconteceu?... Pois é...isso tudo é uma tristeza muito grande para nós e nosso lindo Rio de Janeiro!!! Abraços, Virginia.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...