.


9 de maio de 2009

>Monte Belo - MG

Arquivo pessoal/ Praça Principal
Em meados do século XIX, na rota das bandeiras paulistas que desbravaram o sertão de Minas pelo vale do rio Muzambinho, foi estabelecida uma importante via de entrada, surgindo o povoado das Manguaras.

O povoado recebeu primeiramente esta denominação devido às constantes brigas de porretes - as manguaras - entre seus habitantes, que, oriundos das fazendas de José Lopes e João Rafael, passaram a chamar o lugar pelo nome de Capela dos Lopes.


Mais tarde, o povoado deu origem ao atual município de Monte Belo, por volta de 1938, e se acha localizado em uma das regiões mais povoadas do Estado.


Como atrações, o município conta com o Sítio Histórico da Casa dos Maria, uma casa de fazenda colonial construída no século XIX, com paredes de pau a pique e porão de época, fontes alternativas de energia hídrica, gerador, monjolo e moinho de pedra e a Estação Ecológica Particular da Fazenda Lagoa, que é sede do Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza, com cerca de 300 hectares de florestas nativas e um Centro de Educação Ambiental.


Administrada atualmente pelo professor Humberto Fernandes Maciel, do PR (Partido Republicano), No dia 02 de maio, o Deputado Federal Odair José da Cunha esteve visitando a cidade, sendo recepcionado pelo amigo Chicão, com um farto almoço servido em sua residência, no Distrito de Juréia. Chicão, o anfitrião e o deputado federal, Odair José da Cunha Eu, o prefeito de Monte Belo, Sr. Humberto e ChicãoO jovem professor Adilson e seu pai; (Zequinha do alambique), prestigiando um encontro político na casa do nosso amigão Chicão. Em seu sítio, produz a cachaça 'Beleza de Minas' famosa na região.
Arquivo pessoal/Distrito da Jureia

4 comentários:

  1. Parabéns meu amigo, teu blog está show, amei teus textos, tuas fotos e postagens .
    Parabéns!!!
    Tenha uma semana de paz e luz...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pelo jeito, você anda viajando um bocado...

    E pelo jeito, lugares maneiros.

    Fique com Deus, menino J. Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. cida alvarenga05/12/2009, 00:09

    disse jesus eu sou o caminho a verdade ea vida ninguem vem ao pai se não por mim que a paz do senhor jesus estejam com voces de cida alvarenga de muzambinho mg 5 de dezembro de 2009

    ResponderExcluir
  4. oi tudo bem com vocês?Eu adoro muito essa cidade apesar que eu nâo morou mais ai na cidade de monte belo mais a minhas familias inteira mora ai,agora estou moro em sp e de vez em quando viagem para monte belo e ver a minha familia e curtir pouco essa cidade maravinhosa, eu adorei ver foto da serra monte belo è muito lindo matei um pouco dà minha saudade as imangem està na intenert, bom vou afinar essa mensagem ficar com DEUS e super abraço e tchau!
    FABIANA;;
    CAMPO LIMPO PAULISTA SP:::

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...