.


19 de novembro de 2008

> Receitas do "Betinho" Batata rosti

As batatas são surpreendentemente nutritivas e possuem poucas calorias. Quando consumidas com casca são rica fonte de carboidratos complexos e fibras. São, ainda, boa fonte de vitaminas C e B6, potássio e outros minerais e amido. Seu sabor completa a maioria dos alimentos.O sabor e conteúdo nutricional de uma batata variam de acordo com o seu preparo. Muitos dizem que as batatas engordam, mas isto só acontece quando são fritas ou servidas com manteiga ou molhos gordurosos. Uma batata de tamanho médio assada ou cozida tem entre 450 a 500 calorias e até 35 g de gordura.

Uma xícara de purê de batata com leite fornece cerca de 130 calorias, comparadas às 355 calorias encontradas em uma xícara de batatas gratinadas. Ao prepará-las, convém conservar a casca, porque a maioria dos nutrientes fica junto à superfície. Uma vez descascadas, as batatas cruas perderão a cor quando expostas ao oxigênio. Por isso, cozinhe-as imediatamente ou coloque-as em água com vinagre ou suco de limão.
Assadas, cozidas no vapor ou preparadas no microondas, preservam o máximo de nutrientes. As receitas, como vimos, podem ser variadas, mas sempre com muito sabor. Nesta semana separamos uma especial, a Batata Husth ou Batata Suíça. Confira! (colaborou Amauri Rocha)
Receita Batata Husth (ROBERTO) Preparo: Cozinhe as batatas e descasque-as. Quando estiverem frias, rale em pequenos pedaços e reserve. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e espalhe a batata ralada. Deixe fritar por um minuto em fogo baixo. Em seguida coloque o recheio que pode ser de calabresa, mussarela, bacon, presunto, bacalhau, atum, frango desfiado e o que mais a sua imaginação mandar. Pode-se acrescentar azeitonas (verdes ou pretas), milho, tomate ou ervilhas.

Após acrescentar o recheio, coloque mais uma camada de batata ralada e uma de mussarela. Tampe a frigideira por dois minutos até que o queijo derreta sobre a batata. Espalhe queijo ralado e está pronta para servir. Acompanhada de um bom vinho de sua escolha.
A Batata Husth é uma boa opção para se fazer em casa quando houver a visita de amigos, parentes ou mesmo com a família. Bom apetite.

8 comentários:

  1. - Comer é sempre muito bom, mais vamos ao que interesa uma vez que espero que aproveite bem a proposta de seu blog falando muito das possibilidades promissoras desta região, assuntos é que não faltarão portanto mãos a obras, estaremos por aqui lendo e participando, qual será a proxima???
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Grande abraço e grato por ter vindo ao blogue Eu-lírico!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu blogue. Conheça também o Sítio d'Olinda.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Essa receita me deu água na boca, eu acho que de mussarela e presunto devem ser divinas. Eu adoro batata, sou louca por purê de batata. Também adoro batata frita mas evito comê-las porque é muito calórica. Tenho que pegar o hábto de comer bata com casca (rs)..

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Para quem está de dieta, rrrss, vim em má altura...

    Neste Dia contra a Violência de Género lhe desejo alegria de viver e apz .

    Bem haja.

    ResponderExcluir
  6. Também faço uma batata parecida... Só que a batata é ralada crua e vai cozinhar devagar, já com o recheio...Chamamos "batata suíça" e acho uma delicia!!!


    Beijos de luz e uma boa noite...

    ResponderExcluir
  7. Sou um aventureiro gastronômico, vou certamente fazer no próximo fds.

    Abçs cara,





    Novo Dogma:
    saCro...


    dogMas...
    dos atos, fatos e mitos...

    http://do-gmas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...