.


8 de novembro de 2008

>Intestino preso o que fazer!!


Joannesia princeps Vell
Sinon.: Andicus pentaphyllus Vell., Anda gomesii A.
Juss., Anda brasiliensis Raddi

Família: EUPORBIACEAE
Nomes comuns:  cutieira, purga-de-cavalo, fruta-
de-cotia, coco-de-purga, fruta-de-arara, purga-de-
gentio, indaiaçu.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Árvore de 15 a 20 m de altura, com casca cinzenta, ramos jovens com pelos. Folhas alternas, digitadas, de 3 a 5 folíolos, ovados a elíptico, glabros, pecíolos de 6 a 15 cm de comprimento. Flores brancas ou arroxeadas, de 2 a 3 mm. Fruto drupáceo, globoso, de até 20 cm de comprimento.

OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA
Espécie decídua. Ocorre no Pará e, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, nas formações florestais do complexo atlântico, podendo ocorrer nas matas estacionais de Minas Gerais.


PROPRIEDADES DA MADEIRA E OUTROS USOS

Madeira branco-amarelada, mole, leve, textura grosseira e brilho acetinado. Usada na marcenaria e indústria de palitos. O óleo das sementes possui emprego medicinal como purgante e energético e, industrialmente substitui o óleo de linhaça para pintura. A árvore é útil para sombreamento em pastagens, porém não para arborização de ruas em virtude do tamanho e peso dos frutos, além da facilidade com que o vento pode quebrar seus galhos. 

Esta linda árvore conhecida popularmente na região, como cutieira, produz uma castanha de sabor delicioso, porém perigosa para quem não conhece seus efeitos e não sofre de problemas intestinais. A partir do momento da ingestão o intestino desprende aproximadamente em 1/2 hora, variando de pessoa pra pessoa. A população local tem histórias pra contar sobre os efeitos desse fruto começando pelo (rs,rs,rs,rs) autor. Se você souber do que se trata, por favor, se manifeste ou mesmo pra dar sua opinião a respeito. 


Florada: Julho a Novembro
Fruto: Setembro a Dezembro
A direita o fruto após cair do pé e soltar sua casca que se abre em forma de uma estrela de quatro pontas. Cada castanha produz apenas duas sementes com uma segunda casca. Confesso que, quando ainda criança desobedeci meu pai em nome do sabor, até hoje não esqueço o resultado da desobediência. O pior de tudo é que não teve como esconder, precisa dizer mais alguma coisa?


As sementes da cutieira possuem cerca de 37% de um óleo denso e amarelo, útil para fins medicinais (como purgante), industriais (substituindo o óleo de linhaça para pintura)
[LORENZI, 2002]. Veja este vídeo com a Regina Casé

66 comentários:

  1. Jota parabéns pelas fotos magnificas!

    ResponderExcluir
  2. *****

    Obrigada pela visita!
    Gostei da proposta do blog!Boas fotos!
    Avante e sucesso!
    Uma semana radiante

    *****

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela visita. apareça sempre. abraço cordial. Phylos.

    www.livrariaphylos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Como pretendo voltar a seu país, agradeço a informação!
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho amigas que quando elas estão de regime elas tomam laxantes para se livrar da comida que ingeriram. Isso é um perigo!

    Se elas descobrem a existência dessa fruta, vão ficar loucas atrás dela (rsrs)..

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola temos a sementes prontas para venda , enviamos para todo brazil ddd (31)9217-5361 greg

      Excluir
  6. Gostaria de saber se alguém pode me informar onde encontrar desse fruto. Preciso urgentemente porque sofro muito com intestino preso.

    Aguardo resposta por e-mail helen.aguiar@pop.com.br

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen eu tenho fruto em casa, colhidos por mim mesmo. Contato pode ser feito pelo e-mail: click_araujo@hotmail.com

      Excluir
    2. Acredito que em todo o Brasil deve existir esse fruto. Conheço na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. Observe as fotos e procure a árvore em sua região.

      Excluir
  7. Tenho intestino preso e posso dizer com TODAS as letras...FUNCIONA!!!
    Utilizo esse fruto há uns 2 anos nunca me deixou na mão é muito melhor do que qualquer laxante de farmácia!!!
    Quanto ao comentário anterior, ele é encontrado no estado do Pará até São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alo amigo
      informa a posologia de como voçe toma esta maravilha , que também evita e aniquila os Piogenes causadores da furunculose .
      Agradeço um conato informativo
      mestrybadahra@gmail.com

      Excluir
  8. sofro de intestino preso e utilizo esse fruto há uns 2 anos e posso dizer com todas as letras: FUNCIONA MESMO!!!
    só tem que tomar cuidado com a quantidade de castanhas ingeridas, não pode ultrapassar de uma por dia, pois o efeito será catastrófico *risos

    quanto a pergunta anterior:
    esse fruto e encontrado no estado do Pará até São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Carmo do Rio Claro nos temos a danada da castanha...kkkkk....que já fez muita farra. Quase ninguém conhece e ela é realmente muito gostosa ai vem a sacanagem "come um pedaço dessa castanha é uma delicia!!!" kkkk dai tem é que ir logo embora poque a coisa não demora fazer efeito.
    Plantei um pé na minha casa, na roça, mais ainda tá pequeno deu flor mais não deu fruto, não sei porque! temos muito causo pra contar dessa castanha. me disseram que ela também é vermifugo não sei se é verdade. gostaria de descobrir se é mesmo ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plante sempre 2 pés pois acontece o problema de polinização , tem plantas que também são fêmeas e macho etc , segundo pesquisadores populares . E este tipo de de pegadinha , éra muito comum , entre pessoas , que se divertem com este tipo de modalidade,onde muitas vezes causa sérios problemas a vitima da brincadeira ... Minha Nora, sem querer, e por ignorar detalhes , deu para a Mãe, que porta problemas de ressecamento , a infeliz , ficou a dia todo sentada no trono, e quase expeliu todo o intestino ... a dose para ressecamento é uma bandinha de uma das nozes , 2 vezes ao dia ...
      Cada organismo é um diferente do outro não é ?
      Um abraço
      Mestry Badahra

      Excluir
  10. olha ja comi dessa fruta e posso afirmar ela é magica. com apenas um coquinho que voçe degustar, pode ter certeza em pouco tempo sua barriga vai estar conversando com voçe. a principio parece ser uma conversa amigavel depois vai parecer que voçe tem um animal feroz que quer sair de qualquer forma em seguida vai vir uma vontade subita de peidar. ai chegou a hora da verdade, acreditem nao é peido gente é bosta mesmo. voçe foi enganado,hahahaha. tudo que tiver lá dentro vai descer em forma de caldo. tem hora que a força de saida e tanta que voçe nao acredita que era capaz de realizar tal obra de arte. so para finalizar, em certo momento voçe acha que vai virar ao avesso. este comentario nao e piada isto é fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade vomitei e caguei comi 2 frutinhas não coma gente coma um pedacinho so

      Excluir
    2. Com certeza ! porem para evitar transtornos , voçe deve abrir o coquinho / retirar uma peninha ou membrana , ou raspar um pouco a parte interna . E fazer o uso de 1 banda de manhã e outra a tarde , e controlar assim a ação liberativa, do bolo fecal ...
      Boa sorte
      Mestry Badahra

      Excluir
  11. olha ja comi dessa fruta e posso afirmar ela é magica. com apenas um coquinho que voçe degustar, pode ter certeza em pouco tempo sua barriga vai estar conversando com voçe. a principio parece ser uma conversa amigavel depois vai parecer que voçe tem um animal feroz que quer sair de qualquer forma em seguida vai vir uma vontade subita de peidar. ai chegou a hora da verdade, acreditem nao é peido gente é bosta mesmo. voçe foi enganado,hahahaha. tudo que tiver lá dentro vai descer em forma de caldo. tem hora que a força de saida e tanta que voçe nao acredita que era capaz de realizar tal obra de arte. so para finalizar, em certo momento voçe acha que vai virar ao avesso. este comentario nao e piada isto é fato.

    ResponderExcluir
  12. aqui em jacone rj tem desse coquinho danado e perigoso

    ResponderExcluir
  13. ontem mesmo trouxe alguns coquinhos para casa.

    ResponderExcluir
  14. MINHA IRMÃ COMEU UMA CASTANHA NO SÁBADO, UMA NO DOMINGO, UMA NA 2ª FEIRA, UMA NA 3ª FEIRA E DUAS HOJE(4ª FEIRA) E NÃO RESOLVEU. ELA ESTÁ DESESPERADA, POIS NADA FAZ EFEITO. JÁ NÃO SABE MAIS O QUE FAZER. ELA FICA DIAS SEM IR AO BANHEIRO E QUANDO VAI FAZ UMA FORÇA ENORME E SÓ SAI DUAS BOLINHAS DURAS. ALGUÉM PODE AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você não deixou nome nem um endereço para entrar em contato fica difícil. Mas tem um segredinho com essa castanha, se a pessoa abrir a mesma e tira a folha que está entre a semente não faz nenhum efeito.

      Excluir
    2. Come 2 coquinhos pra ver eu comi fez efeito saiu encima e embaixo que sofrimento

      Excluir
  15. A pele da castanha da cotia serve para que.

    ResponderExcluir
  16. Conforme digitou o colega J Araujo , a Cutieira, só promove a soltura intestinal, se for consumida com as partes que estão no meio da castanha . Geralmente existe uma membrana quando a castanha é partida ao meio, se não se apresenta , precisa ser raspada as 2 partes para depois ser ingerida. Existem indicações diversas, na area da medicina alternativa (popular ) onde a cutieira , Boleira ou lobeira é indicada para limpeza do sangue , evita a tumoração, (furunculose ) EU estou usando para este fim . Pois usei a muitos anos passados e o resultado foi positivo. O único problema é encontrar um Terapeuta do Interior , que pode sugerir a administração de quantas castanhas , e de quantos dias podemos usar estas sementes . Existe um site que apresenta varias recitas de bolos , e outros produtos de confeitaria com a cutieira,inclusive se usa no interior para fazer sabão, SE algum colega souber a dosagem para o uso agradeço. Q S L ? Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com Skype mestry160 Vitoria ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu skype atualmente é mestry1601 esta operadora muda muito o nosso numero ok ?

      Mestry Badahra

      Excluir
  17. Por que não pode comer a folhinha do meio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque é ela que causa embrulho no estomago e muito vômitos tem que ser tirada e comer somente a castanha faz efeito do mesmo jeito eu faço uso tenho aqui em casa e quando como junto com a folhinha tanto solto para cima como para baixo aí é que vem a fraqueza a desidratação não é tóxico mas é muito oleosa basta somente ingerir metade de uma bandinha senha folhinha e olha que dessa Castanha Eu entendo...

      Excluir
  18. O mistério foi forte sentado no trono. Nunca vi coisa tão forte.

    ResponderExcluir
  19. Em MUZAMBINHO MINAS GERAIS,onde moro tem muito desta castanha e nem os animais comem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nome Cutieira dado a Boleira , é por que as Cutias consomem estra castanha , e enterram , as semente para guarda-las e comer depois ... Porem esquecem o local , e assim REFLORESTAM A REGIÃO COM ESTA MARAVILHA DA NATUREZA , Que inclusive, as semente são utilizadas para fazer um Excelente SABÃO e SABONETE.
      Mestry Badahra
      mestrybadahra@gmail.com

      Excluir
  20. Dizem que a castanha cura bronquite,é verdade?

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se há contraindicação no uso dessa castanha, pois quando ingiro,tenho náuseas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso dizer que existe contra indicação, até porque não sou especialista. É mais raro, porém existe sim algumas pessoas que sofrem náuseas. A maioria absoluta solta o intestino mesmo como é o esperado. A orientação é usar uma quantidade ínfima e esperar pelo menos uma hora ou mais.

      Excluir
    2. Observe o seguinte SEMPRE !
      Cada Organismo é único ! E um ditado popular diz :
      O QUE É MUITO BOM , PARA O FRANCISCO .
      NÃO FAZ BOM EFEITO PARA O CHICO .
      Dai toda vez que você for tomar qualquer medicação mesmo chás ou pomadas , mesmo caseira
      TOME um Pouquinho e Aguarde o resultado . Ai você vai adaptar a dose ou não USAR .
      EU Já postei aqui o metodo de uso desta Castanho que me livrou de uma invasão de furúnculos ( por 5 anos ).
      Vou repetir Quebre a Castanho com um Martelo
      E abra no meio um dos coquinhos, que tem uma Membrana dentro ou não
      Se não tiver raspe um pouco a parte do meio de ambas as partes do coquinho
      E triture uma bandinha , e adicione a um alimento como uma bolacha ou um biscoito
      Pela Manhã , e Beba um copo de Água .
      faça isso por 3 dias ... E ai observe sua reação
      Se tiver tudo Bem, use a outra bandinha a Tarde
      Caso sinta as náuseas, mantenha apenas 1 bandinha diária até o organismo se adaptar
      e assim depois podes usar 2 vezes ao dia ok ?
      Boa sorte !
      Mestry Badahra
      mestrybadahra@gmail.com

      Excluir
  22. Não quero exagerar mais essa semana apareceram com um saco dessa castanha só comi 4 sementes ,não vou negar mais lá pelas nove da noite a coisa ficou bem feia depois da janta, a novela chegou as 2 da manhã sem dó e nem piedade do brioco ,foi uma bela experiência de vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI esta o perigo ! 1 coquinho ou uma banda é a posologia ...
      Imagine voçe beber um vidro de leite de magnesia ?
      A dose é uma Colher de sopa , + 1 copó dagua OK ? 4 sementes é dose gigante .
      Mestry Badahra

      Excluir
    2. Alquem tem pra me vender?meu telefone, e 27998458789

      Excluir
  23. Nossa eu não conhecia está castanha até hoje!
    Achei umas no pasto e perguntei para meu pai e minha avó o que era e se era de comer !
    A resposta foi que tinha que tinha tirar a folhinha de dentro da castanha eu tirei! Mais quase não deu tempo de tirar a calça! O trem veio numa velocidade! Efeito em menos de 1 hora! Resultado 5 vezes em menos de 2 horas! Kkkkk

    ResponderExcluir
  24. Eu comi duas castanhas, é muito saborosa, mas não esperou nem uma hora e foi correria total......vomitei e fui varias vezes ao banheiro. funciona de verdade. chega dá medo. quase desidratei. aff

    ResponderExcluir
  25. Minha Mãe sempre me dava um pedacinho pra comer quando está com machucados inflamados, como furúnculos e secava rapidinho!!! Mas o efeito de laxante era certo!!! KKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um depurativo do sangue . e usar de acordo suas reações ...
      Mestry Badahra

      Excluir
  26. Gente a situaçaõ e a seguinte .
    A castanha da cutieira serve de:
    Laxante , tem que comer a castanha com a membrana que tem entre as duas partes da castanha , e tem que raspar uma casquinha bem fina que fica na castanha .
    Para não atuar como laxante terrivél kkk , e so tirar essa membrana , e raspar a casquinha de fora , e uma delicia , porem não exagera ok , senão a coisa vai ficar feia kkk.
    Para atuar como depurativo do sangue , voce prepara as castanhas , unas quatro , limpa , e coloca no vinho branco , no biotonico fontoura , ou na cachaça , deixa curtir , uns 15 dias fora da luz , e toma todo dia um cálice , antes das refeiçoes , que seu sangue vai te agradecer .
    Quando as marombeiras de academia descobrir o que essa fruta faz , o que vai ter de mulehr cagando para as pernas abaixo vai ser os montes viu kkkk.

    ResponderExcluir
  27. Hoje após uma caminhada no bosque aqui de campinas me deparei com essa castanha, e como vi que as cotias estavam se deliciando com ela e como também sempre gostei muito de castanha, resolvi experimentar, assim que notei que o gosto era parecido com as outras castanhas logo mandei uma inteira para dentro! 20 minutos após ingerir comecei a sentir um rebuliço no meu estomago, mesmo assim cheguei e almocei? 20 minutos após o Almoço ou seja aproximadamente 1hora após a ingerir a castana, tive uma diarréia que nunca tinha tido antes, tive uma vez que tomar 4 laxantes para um exame, essa castanha teve um efeito a uns 20 comprimidos de lactopurga ou a uns 2 vidros de gutalax! Eu so consegui relaxar após ter lido a reportagem desse canal! Cuidado ao comer essa castanha! Pois o efeito é muito rapido!! E nao sobra exatamente nada no estômago!

    ResponderExcluir
  28. Nossa, comi 1 castanha deliciosa o sabor, mas o resultado affff , Só quem sabe o resultado pra saber que não da para as marombeiras usarem.Alem de soltar a castanha por cima e por baixo ao mesmo tempo, da um mal estar e uma indisposição terrível. Nem sei se vou plantar a arvore.

    ResponderExcluir
  29. Um colega levou no trabalho e várias pessoas de deliciaram comendo 1,2 até 3 castanhas , resultado metade dos funcionários foram para casa sentar no troninho kkkkk ( chorando aqui com os comentários)

    ResponderExcluir
  30. Um colega levou no trabalho e várias pessoas de deliciaram comendo 1,2 até 3 castanhas , resultado metade dos funcionários foram para casa sentar no troninho kkkkk ( chorando aqui com os comentários)

    ResponderExcluir
  31. Bem minha experiencia com essa frutinha foi igual a de todos os outros comentarios. Conheci o frutinho na praça perto de casa parecia tão inofenciva, terrivel o resultado banheiro o dia todo.

    ResponderExcluir
  32. Gente funciona mesmo, não acreditava depois de uma noite no trono, uff, sou de rio das outras, e aqui tem essa árvore, melhor que qualquer laxante de farmácia,

    ResponderExcluir
  33. A boleira sempre foi usada por minha falecida mãe como depurativo do sangue. So pode comer um pedacinho, senão da muita diarreia. Pode ser usada como sabão. So não tenho a receita. Fui em Minas o mes passado e ate procurei por essa fruta e não achei. Alguém sabe onde encontro? Moro no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  34. Maria das Merces Moreira15 de agosto de 2016 07:09

    Onde compro a fruta? Moro no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voçe já deve ter comprado
      Porem podes encomendar a alguma pessoa ai da periferia.Porem Peça para trazer a FRUTA , ai voçe vai abrir em casa , com o martelo
      Não se esqueça de de usar no inicio apenas uma das bandinhas, e retirar a peninha do meio e raspar um pouquinho
      Utilize num dia de sábado quando você vai ficar em casa sem compromissos etc .
      Boa sorte .
      Mestry Badahra

      Excluir
    2. Marco Antonio Badaro Athayde, agradeço a você por ter ajudado tanto respondendo os comentários daqueles que tinham alguma dúvida quanto ao uso correto do fruto da cutieira. Obrigado mesmo!

      Excluir
  35. Então, estou aqui pra dar meu testemunho. Me deram a castanha dizendo ser parente da macadamia, e realmente o sabor é parecido. Ingeri cerca de uma dúzia de castanhas ou um pouco mais. Estou a 48 HS evacuando líquido e fui parar no hospital para tomar soro essa noite. Ainda estou aqui em casa deitado e evacuando muito. Provavelmente tomarei soro intravenoso novamente. Tomem cuidado com o uso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Rita estou com dó de vc,ela é deliciosa mesmo meu marido me trouxe uma bola com as folhas postei em site pra saber o que era . Ai comi 1 e quase morri imagino vc , espero que esteja melhor.

      Excluir
    2. Rita Pereira e outros: Um conselho, cuidado quando alguém oferecer castanha pra você. Pode ser que essa pessoa já conheça a cutieira sabendo o que vai acontecer se você comer sem tomar os devidos cuidados. Como podemos ver pelos comentários da maioria a fruta funciona muito bem se ingerida com cautela. A natureza está cheia de exemplos de recursos que podem ser usados, desde que sigamos as orientações dos mais velhos e experientes. Aprendi com meu avô e meu pai, cheios da sabedoria popular.

      Excluir
  36. Olá pessoal peguei a castanha no parque de caminhada meu namorado disse q era bom como sou muito ressecada peguei ele disse como só um pedaço bem pequeno reparti em 3 a castanha como eu minha mãe e meu Subrinho eu q sou ressecada comecei a passar mau muito rápido com ânsia e cólicas depois veio a diarréia então pessoal muito cuidado com essa frutinha muito poderosa até eu q não ia ao banheiro fui rapidamente em menos de meia hora só jesussss kkkk

    ResponderExcluir
  37. Verdade que dentro do fruto tem uma folhinha que se não retirada pode matar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade. A folhinha que tem dentro é que faz o efeito laxativo. Se ela for retirada acaba o efeito.

      Excluir
  38. Essa árvore é nativa na serra do mar ,muito usada pelo colonos para tratamento de animais domésticos, mas dizem que a castanha com broto é venenosa.

    ResponderExcluir
  39. Gente essa castanha é ótima eu faço o uso dela, é preciso sim tirar a película que fica entre as duas partes da castanha quando abertas, pois é essa película ou folhinha que fica entre as duas partes da castanha é que faz dar enjôo e ânsia de vômitos,depois que tiro essa película raspando-a com uma faca divido cada bandinha em duas partes e como uma partizinha a cada dois dias mastigo bem e engulo com um pouco de água, o efeito é laxativo e também depurativo, a castanha com o brotinho não é venenosa só faz a gente vomitar bastante não é verdade o que o comentário acima disse que se tirar o broto, folhinha ou película a castanha perde o efeito, se não tirar vai ser um Deus nos acuda tanto para cima tanto para baixo, escute o que estou falando pois conheço essa castanha desde criança,já fiz muito sabão com ela tenho a receita até hoje, sou do estado de Minas Gerais hoje não moro mais lá mas na região que eu morava tinha muitassss árvores dessa castanha ou cutieirá,minha vovó dava para todos os netos tomarem como um ótimo vermifugo,e funcionava muito bem, portanto não tenha medo de fazer o uso corretamente eu uso até hoje estou morando em São Paulo e por incrível que pareça tem algumas árvores dessa Castanha perto de minha casa não fico sem...

    ResponderExcluir
  40. Se for a árvore que estou pensando... eu e meus primos já comemos muito o fruto, mas nunca aconteceu nada do tipo como efeito purgante :) agente chamava o fruto de "coquinho" pois ninguém sabia o nome. Queria encontrar a semente pra plantar a árvore, pois gosto muito de árvores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson, eu acho que você e seus primos comeram outro tipo de castanha. Dificilmente alguém passa ileso dessa que é mostrada na postagem. Basta você ler os comentários e fazer uma comparação. Dá sim pra comer essa castanha e não ter o efeito laxativo, basta tirar a pequena folha que fica entre as duas partes. Mantenha contato, faço questão, assim que eu tiver mandar pra você fazer uma comparação. Abraço

      Excluir

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog.

Este espaço presa pelo respeito às diversidades, porém, se mantém o direito de não publicar opiniões que venham a ofender a honra de qualquer pessoa.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O blog, Serra de Minas, poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...