.


16 de outubro de 2008

Jequeri e sua história

Imagens/J. Araújo

Conta-se que o nome "Jequeri", na verdade teve origem no designativo de uma planta existente na região, que se alastra abundantemente e que tem espinhos dos dois lados.

Segundo o historiador Teodoro Sampaio, o nome vem do tupi "in-ker-i", denominação essa que qualifica diversas plantas rasteiras da família das mimosáceas. Um dos primeiros habitantes da cidade, tinha o nome de "Manoel", este senhor tinha sua venda no local chamado "Vargem Alegre", essa venda era cercada por esse vegetal, dando motivo para que moradores de outras regiões, quando pretendia passear para aquele local dissessem:

                                                        
Vamos na venda de "Manoel Jequeri". Com o passar do tempo, o nome "Manoel" foi  desaparecendo, ficando somente e expressão "Jequeri" e assim continuou até os dias atuais. 
 

                                                Formação Administrativa

O distrito foi criado com a denominação de Jequeri, pela lei provincial nº 875, de 04-06-1858, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Ponte Nova.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Jequeri (Jequery), figura no município de Ponte Nova. Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o distrito aparece com a denominação de Santana de Jequeri. Elevado à categoria de município com a denominação de Jequeri, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, desmembrado de Ponte Nova.

Sede no atual distrito de Jequeri (ex-Santana de Jequeri). Constituído de 3 distritos: Jequeri, Grotas, ambos desmembrados do município de Ponte Nova e Pirraça, criado pela referida lei acima citado. Instalado em 13-01-1924. 

Pela lei estadual nº 921, de 24-12-1926, o distrito de Pirraça passou a chamar-se Piscamba. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Jequeri, Grotas e Piscamba (ex-Pirraça).

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, Jequeri adquiriu do município de Viçosa o distrito de São Vicente do Grama

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Jequeri, Grotas e Piscamba e São Vicente do Grama. Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de 4 distritos: Jequeri, Grotas, Piscamba e São Vicente do Grama.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Pela lei complementar nº 10481, de 10-07-1991, é criado o distrito de Pouso Alegre de Minas e anexado ao município de Jequeri. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: Jequeri, Grotas, Piscamba Pouso Alegre de Minas e São Vicente do Grama. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

O município fica situado na Zona da Mata de Minas Gerais, entre os municípios de Santo Antônio do Grama, Abre Campo, Sericita, Araponga, Canaã, Pedra do Anta, Amparo do Serra Oratórios. Sua área é de 548, Km² (IGA 1996). 

Juridicamente, o município subordinava-se à Comarca de Ponte Nova até maio de 2003. Porém, em 23 de maio de 2003 foi instalado a Comarca de Jequeri com os seguintes municípios jurisdicionado: Jequeri, Piedade de Ponte Nova e Urucânia. A cidade de Jequeri, está a uma altitude de 400m de altitude, tem sua posição marcada pelas coordenadas geográficas de 20° 27` de Lat. S e 42° 39`50`` Long. W Gr.

O município está localizado na Microrregião 188, Mata de Ponte Nova, tem clima mesotérmico, caracterizado por verões quentes e úmidos. 

A economia se baseia na agricultura, com a produção de arroz, milho, feijão, cana-de-açúcar, café e frutas, além da pecuária de corte. A cidade se desenvolve mais na área favorável, à margem esquerda do Rio Casca, que corta o município no sentido Sul/Norte. Está distante de Belo Horizonte 235 quilômetros. 

Sua origem está na formação do antigo povoado de Santana do Jequeri, na margem esquerda do rio Casca, por volta de 1848. Os primeiros moradores eram fazendeiros que foram para a região atraídos pela fertilidade da terra. 

Segundo a tradição, o nome do local foi inspirado num antigo morador, o velho Miguel Jequeri. Santana do Jequeri tornou-se distrito em 1855 e teve sua denominação reduzida para Jequeri. 

Sua emancipação ocorreu em 1923. Diz uma lenda que o município se acabará em areia, devido a praga de um padre, insatisfeito com um habitante do local que cortou o rabo de seu burro.

4 comentários:

  1. Olá,meu nome é Grazielle,suas fotos são realmente lindas,também com uma cidade maravilhosa para ajudar!!!
    Sou de Belo Horizonte e sempre que posso,visito meus parentes nessa inesquecível cidade que ja me proporcionou muitas alegrias!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Sou nascido nas serras de jequeri. Pode-se dizer SERRA DOS RIBEIROS.
    Em todos os dias da vida, busco coisas de jequeri.
    prazeiroso e feliz fico quando encontro.
    Jequeri e minha paixão.

    ResponderExcluir
  3. ADOROOOOOOOOO ESSA CIDADE FUI PRATICAMENTE CRIADO LA
    VALEU POR MNDAR EESE CONTEUDO

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome é Marcio a origem da minha familia é dai de jequeri não conheço nenhum parente po parte de pai e sei que é dai meu avó chama se antonio emilio de araujo meu pai já é felecido e não tive a oportunidade de conhece a cidade dele mas vou ter esse prazer ainda caso alguém conhece a familia araujo por favor entre em contato meu email é marcioemilio@ymail.com valeu jequeri.

    ResponderExcluir

Aviso: Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...